segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
O Manifesto do Partido Comunista.
Segundo enfoca os autores, A Liga dos Comunistas, associação operária internacional que só podia ser secreta devido às circunstâncias, no ano de 1847 do mês de novembro na cidade de Londres pôde-se realizar um programa detalhado e prático, do Partido e destinado à publicação.
No capitulo I os autores explicam a questão dos Burgueses e Proletários, analisando a história de todas as sociedades que existiram tem sido a história das lutas de classes.
Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, ou seja, opressores e oprimidos, em constante oposição.
A sociedade burguesa moderna brotou das ruínas da sociedade feudal. Não aboliu o antagonismo de classes. Apenas substituiu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de lutas às que existiram no passado.
Vemos, pois, que a própria burguesia é um produto de um longo desenvolvimento, de uma série de revoluções no modo de produção e troca.
O proletário passa por diferentes fases do desenvolvimento. Logo que nasce começa a sua luta contra a burguesia.
Os operários triunfam às vezes; mas é um triunfo efêmero. O verdadeiro resultado de suas lutas não é o êxito imediato, mas na união cada vez mais ampla dos trabalhadores. Pois toda luta de classe é uma luta política.
No capitulo II enfocam Proletários e Comunistas mostrando que ambos não se separam, mais formam um conjunto.
Os comunistas só se distinguem dos outros partidos operários em dois pontos: 1) Nas diversas lutas nacionais dos proletários, destacam e fazem prevalecer os interesses comuns do proletariado, independente da nacionalidade. 2) Nas diferentes fases por que passa a luta entre proletários e burgueses, representam, sempre, e em toda parte, os interesses em conjunto.
No capitulo III analisam as literaturas Socialista e Comunista, do Socialismo Conservador ou Burguês, O Socialismo Alemão ou o “Verdadeiro” Socialismo, O Socialismo e o Comunismo Critico-utopicos,
No capitulo IV explicam a Posição dos Comunistas Diante dos Diversos Partidos de Oposição.
Os comunistas combatem pelo interesses; os objetivos Imediatos da classe operária, mas ao mesmo tempo, defendem e representam, no movimento atual, o futuro do movimento. Aliam-se com outros partidos contra a burguesia radical e conservadora.
E concluem dizendo: PROLETÀRIOS DE TODOS OS PAÌSES, UNI-VOS!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário