sábado, 21 de setembro de 2013
O Monge e o Executivo - Resenha
O livro “O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança” no original The Servant (O Servo) do autor James C. Hunter, foi publicado inicialmente em 1998 nos EUA e somente então trazido para o Brasil em 2004, pela Editora Sextante, traduzido por Maria da Conceição Fornos de Magalhães. O livro alcançou 2,4 milhões de exemplares vendidos no Brasil sendo um dos sucessos de vendas da editora.
Hunter, em seu livro aborda a mudança que um gerente-geral de uma grande empresa teve de fazer perante os problemas que passou a enfrentar tanto na vida pessoal quanto na empresa, optando por ter a experiência de passar uma semana em um mosteiro onde aprendeu sob uma nova perspectiva o sentido de liderar e o que é o verdadeiro líder, analisando temas como paradigmas e comportamentos de excelência.
Escrito em primeira pessoa com uma linguagem concisa e clara, trará a experiência do personagem John mais próxima ao leitor, tornando a leitura agradável e interessante. O que auxilia na forma de compreender como o assunto do livro é tratado é a divisão de capítulos, onde cada um deles é relacionado a cada dia de aprendizado passado no mosteiro, trazendo também como título o assunto principal que irá ser abordado no capítulo.
O livro inicia com John Daily, contando sobre sua vida que mostra uma aparente perfeição estando como gerente-geral em uma grande empresa de vidro, sendo casado há dezoito anos com sua mulher Rachel, tendo dois filhos. No entanto vemos essa estabilidade abalada quando começa a ter problemas no emprego, e no relacionamento familiar.
Tendo sua mulher o aconselhado a procurar o pastor da igreja que então participavam, recebe ele o conselho de passar algum período em um mosteiro cristão chamado João da Cruz, próximo a um lago em Michigan. John, sendo um “homem de negócios” não havia dado muita credibilidade, no entanto ao saber que Leonard Hoffman, antigo ícone em liderança de empresas estava lá, resolve por aceitar a proposta.
John se vê em um ambiente completamente diferente dos que está até então acostumado e se vê tendo de adquirir hábitos rígidos para se adequar ao mosteiro. No entanto é com surpresa que encontra Simeão, antigo nome que vem aparecendo em sua vida em diversos momentos como uma grande coincidência.
É então em uma pequena sala acolhedora, que ele divide com outras pessoas de cargos de liderança também, que passam a adquirir conhecimentos valiosos sobre a essência da liderança. Irmão Simeão irá abordar profundamente o tema liderança, desde suas definições e exemplos de grandes líderes mundiais à diferença entre poder e autoridade. Os velhos paradigmas são questionados frente aos novos que são aplicados socialmente e os que são carregados internamente.
A temática do amor como uma forma de comportamento e atitude também é revelado, juntamente com a exemplificação das diferenças entre suprir necessidades e vontades. Também revela a importância do ambiente e como ele influencia aqueles que permanecem e vivem no mesmo. No fim, fica a grande escolha de optar seguir pelos novos caminhos que lhe foram mostrados e as recompensas que serão alcançadas, ou permanecer no mesmo caminho de anteriormente.
“O Monge é o Executivo” é um livro que aborda uma temática muito interessante e importante que refletem intrinsecamente em nossas vidas, mostrando que ser líder não é somente um posto a ser preenchido e sim uma forma de ser e que a responsabilidade de liderança vai muito aquém do que se pode imaginar ou esperar.
É um livro não apenas para quem deseja ser ou almeja ser líder, mas até mesmo para aqueles que procuram estabelecer melhor os relacionamentos sociais e familiares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário