quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
O AUTORITARISMO NO BRASIL: SUA HISTORIA MARCADA PELO SANGUE
O Autoritarismo no Brasil: Sua História Marcada Pelo Sangue
Por: Bruno Ferreira
Durante toda a história do Brasil o autoritarismo foi usado de diversas formas para manter a ordem social, vejamos as várias repressões fomentadas pelo governo, a história do Brasil é marcada por lutas e conflitos.
Nos primórdios da colônia recém descoberta por Cabral os indígenas que aqui foram cruelmente reprimidos e manipulados para que os Portugueses explora-se o Pau Brasil a primeira forma de economia na terra de vera cruz.
Os indígenas foram brutalmente assassinados pelos portugueses, francês entre outros povos que aqui vieram para explorar a terra. Ao passar dos anos a economia e a mão de obra mudam de mãos passando essa economia para a cana de açúcar e a mão de obra de semi-escrava para escrava, utilizando agora a mão de obra vinda da África, utilizando para isso um forte autoritarismo fomentados pelos senhores de engenhos e seus capitães do mato.
A tortura e o medo eram utilizados para manter o forte autoritarismo e a ordem os negros aqui chegavam e eram tratados como verdadeira mercadorias e eram considerados seres ou animais de segunda classe, utilizando para isso diversos requintes de crueldade.
A história do autoritarismo no Brasil ganha formas em toda a sua história como na chegada da família real ao Rio de Janeiro, sendo essa a chegar e a obrigar os moradores do Rio a saírem de suas casas para que a corte portuguesa seja abrigada..
A crueldade e o autoritarismo do governo continua na conjuração baiana e mineira ambas cruelmente destroçadas como é o caso de Tiradentes que foi fortemente punido pelo governo da época.
Tantas revoltas no Brasil foram reprimidas com força militar como; Sabinada, Balaiada, Praieira e a Guerra dos Farrapos.
A Guerra mais sanguinária da história do Brasil sem dúvida foi a “Guerra do Paraguai” este pais que teve sua população dizimada e seu povo cruelmente assassinado culturalmente por décadas até mesmo séculos, milhares de mortos.
Após o fim da guerra e o conflito entre Paraguai surge uma república que pairava liberdade, mas que foi sendo feita durante o século XX com sangue, com a chegada da Republica pouco se altera a estrutura social do Brasil, mas os militares entram em conflitos entre eles a famosa, revolta da armada.
Surgem outros conflitos no Brasil como a guerra de canudos onde foram brutalmente assassinados um povo que pouco tinha a oferecer a não ser sua miséria e sua fé, um mar de sangue no nordeste do Brasil.
A revolta da vacina foi outra forma de autoritarismo a ser utilizado em nome do Bem de ser vacinado, explodindo uma revolta popular no Rio de Janeiro contra a vacina da varíola foi um conflito ou um pretexto que povo utilizou para um movimento político-social isso acabou de forma trágica.
As revoltas continuaram a da Chibata, a guerra do Contestado todos os conflitos foram reprimidos pela força autoritária do governo central do Brasil para manter dessa forma a “Ordem e o Progresso” tão sustentando no século XX pelos positivistas do exército brasileiro.
O autoritarismo foi sendo utilizado pelo governo em toda a sua história e com a chegada de regimes autoritários como o período conhecido como “Era Vargas” esse aumenta ainda mais com sua força política fechou partidos e aumento a repressão social em nome da ordem alinhou-se ao império norte americano em nome do progresso econômico e ainda assim foi aclamado como sendo o “Pai dos Pobres”.
A democracia vem e dura pouco e logo chega novamente a força de um regime que duraria mais de duas décadas para chegar ao seu fim o período que se deu em 1964 sendo conhecido como ditadura militar esse governo sendo fomentado pelos americanos como forma de deter a crescente do socialismo da URSS, foi um período que a repressão e o autoritarismo ganha força moral para combater qualquer pessoa em nome da ordem e do progresso, o Brasil ganhava presidentes generais para governarem a terra tão sofrida.
Chegado ao seu fim em 1985 a luz da democracia chega e os ideais de liberdade vão nascendo com a constituição cidadã de 1988 o Brasil apesar de ser uma democracia recente ainda sofria o autoritarismo do governo e das ruas violentas cheia de crimes a corrupção toma conta do governo e da vida social.
Em meados de 2013 manifestações contra a Copa do Mundo de 2014 a serem realizados e o governo utiliza de um polícia autoritária para combater manifestantes perigosos e manter desta forma a ordem social, ou seja mais uma vez o governo e a sociedade como um todo vê um autoritarismo não apenas governamental mas sim social, vemos o despreparo da polícia diante dos dilemas sociais, nunca a bandeira do Brasil disse tanto sobre sua história com sua famosa frase "Ordem e Progresso" em nome da ordem surge a violência para desta forma manter o progresso.
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
O QUE É TER FÉ
Fé é uma palavra com origem no Latim "fides" que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. É uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.
No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.
A fé cristã implica crer na Bíblia Sagrada, na palavra de Deus, e em todos os ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o enviado de Deus. Na Bíblia há inúmeras referências ao comportamento do cristão que age com fé. Uma das frases sobre o tema afirma que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem". (Hebreus 11:1)
O termo "fé" surge em algumas expressões populares e também no contexto legislativo. Alguns exemplos:
"Fazer fé": acreditar em alguém ou em algum ato; ter esperança.
"Dar fé": afirmar como verdade
"Boa fé" : forma de agir honestamente, sem quebrar um compromisso.
"Má fé": agir de forma intencional para prejudicar terceiros.
O QUE É RELIGIÃO
Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.
Religião é também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja. Todos os tipos de religião têm seus fundamentos, algumas se baseiam em diversas análises filosóficas, que explicam o que somos e porque viemos ao mundo. Outras se sobressaem pela fé e outras em extensos ensinamentos éticos.
Religião, no sentido figurado, significa qualquer atividade realizada com rígida frequência. Ex: Ir para a academia todos os dia, para ele é uma religião.
domingo, 23 de fevereiro de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)