sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Como se dar bem na prova do ENEM?

Algumas dicas para estudantes do Ensino Médio. 1. Ler com atenção todos os textos da prova. O ato de ler envolve não apenas a decodificação da mensagem, mas também a interação com o texto, produzindo sentidos durante a leitura. Muitas vezes, todos os elementos necessários para encontrar a resposta certa de um exercício estão ali mesmo no enunciado. Uma leitura atenta do que pede a questão é o início para encontrar a resposta. Portanto, leia o enunciado até o final e evite a impulsividade de assinalar um item qualquer só por achar que está correto. Preste atenção ao que está sendo pedido e não ao que você deduziu a partir de uma leitura incompleta e rápida. 2. Interpretar os textos. Você é capaz de interpretar textos. Para isso, precisa retirar deles o maior rendimento possível. Não faça leitura superficial e rápida. Não uma fórmula mágica para interpretar os textos lidos, mas procure prestar atenção nos detalhes apresentados em todos os textos que compõe a prova e relacione-os. Seja capaz de ler gráficos, imagens, mapas e tabelas, além dos textos que utilizam a linguagem verbal escrita. Redobre a atenção a esses textos que ilustram o texto principal. 3. Leia os títulos de cada texto e compreenda as informações contidas nos gráficos, imagens, tabelas. No caso de gráficos, fique atento aos valores extremos nos picos, tanto para cima quanto para baixo. Em tabelas e mapas, relacione os dados apresentados e compare os valores; leia datas e legendas que podem conter dicas importantes sobre o assunto. Lembre-se de que estes textos são usados para ajudar a entender o assunto principal do texto em análise e ilustram informações necessárias à interpretação. 4. Se os textos forem extensos, preste atenção na maneira em que irá lê-los. Primeiro reconheça o assunto geral, as referências contidas e o contexto. Perceba a linguagem utilizada e como as partes se articulam. Identifique as ideias básicas de cada trecho e os conceitos que definem a opinião do autor. Procure, também, retirar dados implícitos e explícitos do texto. Estabeleça relações entre o texto e seus aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos e culturais. Reflita, também, sobre as abordagens do texto, sua narrativa e identifique como as partes se relacionam. Isto tudo exige uma leitura atenta! 5. Estabeleça com o texto lido um diálogo. Neste ponto, é necessário que você coloque seus conhecimentos à prova. É necessário que esteja atualizado, que saiba sobre o que acontece no seu país e no mundo e como todos estes fatos influenciam em sua vida diária ou na vida dos seres humanos. Posicione-se criticamente diante dos fatos. Seja capaz de criticar com bons argumentos. Para tê-los, no entanto, é preciso saber sobre o assunto discutido. Procure informar-se: leia jornais, revistas, pesquise em sites e ouça o que outros dizem a respeito dos fatos vinculados na mídia. Conecte-se com o mundo. Leia! Leia tudo e de tudo. Quanto mais você ler, mais preparado estará para refletir sobre as informações que está recebendo. 6. Ao ler um texto, elabore respostas a três questões básicas: Qual é a questão tratada neste texto? Qual é a posição do autor sobre este assunto? Quais argumentos o autor utiliza para fundamentar a posição dele sobre o assunto tratado? 7. Para entender o texto, leia-o mais de uma vez e quantas vezes achar necessário! Lembre-se de que sua leitura é com a finalidade de analisar o texto a fim de interpretá-lo. Primeiro preste atenção no assunto principal, depois se atente às partes. Saiba de antemão o que está sendo perguntado ou pedido no enunciado da questão para encontrar a resposta no texto. Estratégias para ler textos: 1. Leia atentamente o enunciado antes de começar a responder a questão, especialmente em perguntas exatas. Não se precipite para não cometer erros por falta de atenção. 2. Grife ou circule os elementos mais importantes da pergunta e que podem ajudar a resposta, como dados, informações, referências a épocas ou autores. 3. Leia as alternativas de resposta relacionando-as com os itens que você destacou no enunciado para descartar aquelas que já forem evidentemente erradas. 4. Relacione os dados do enunciado com as informações contidas em mapas, gráficos e tabelas para ajudar na leitura das informações transmitidas por esses recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário